Sobre nós
Autoavaliação é um ciberjornal académico, fundado pelos alunos e pelas alunas de Comunicação Social, no âmbito da Unidade Curricular de Ciberjornalismo, na Escola Superior de Educação de Viseu, no dia 12 de outubro de 2023.
Sob o lema: Os jornalistas nunca são notícia, exceto aqui.
Autoavaliação preocupa-se em analisar o estado do jornalismo em Portugal e no mundo, dando voz aos jornalistas, sem esquecer as dificuldades inerentes à profissão que sonhamos um dia exercer, numa espécie de autoavaliação, autocrítica.
Ficha Técnica
Sede (Editor e Redação) - Escola Superior de Educação de Viseu
Periodicidade - Semanal
Direção - António Santos
Chefe de redação/ Publisher – Daniela Costa
Cultura - Daniel Silva e Soraia Ferreira
Desporto – Daniel Oliveira, Francisco Jesus, Gustavo Lourenço e Rodrigo Caetano
Economia - António Santos e Daniela Costa
Fact Checks - Carla Ferreira e João Micaela
Política – Martim Garcia
Rádio - Carolina Vicente e Inês Brás
Sociedade – Beatriz Viegas e Mafalda Oliveira
Saúde - Ana Silva e Mariana Nogueira
Redes Sociais - Beatriz Viegas, Daniela Costa
Estatuto Editorial
Autoavaliação compromete-se a manter a independência editorial, sem permitir influências externas na seleção ou apresentação das notícias. Colocamos o ponto de vista do jornalista em evidência.
Autoavaliação é um ciberjornal semanal que vai à procura da verdade e da transparência. Mostra o lado ético e humano de um jornalista. Mais do que um jornal, o reflexo de quem escreve as notícias.
Autoavaliação é um projeto que conta histórias que importam, dá voz aos que não a têm e desafia o estado atual do jornalismo, apostando numa informação diversificada, clara e concisa, com temas e assuntos diversificados, relacionados com o panorama dos media e os seus protagonistas.
Autoavaliação respeita a privacidade das pessoas e evita publicar informações intrusivas sem justificação legítima. Corrige prontamente quaisquer erros factuais e, quando necessário, emite retratações.
Autoavaliação procura relatar os eventos de forma imparcial, evitando qualquer viés político ou ideológico na cobertura. Compromete-se a procurar fontes diversas que representem a pluralidade de opiniões e perspetivas.
Autoavaliação está comprometido a abordar questões sociais importantes e a contribuir para a melhoria da comunidade.
Autoavaliação está preocupado com o estado do jornalismo e quer saber quais as dificuldades dos jornalistas. Quer, por isso, dar voz a quem raramente tem voz.
Autoavaliação acredita que falta atitude crítica no seio do jornalismo. Os jornalistas serão as principais fontes e o jornalismo será sempre notícia.