top of page
O suicídio é um tema delicado com o qual se deve ter uma especial atenção, por isso, no dia 1 de dezembro de 2023, o Autoavaliação entrevistou a doutora Sandra Santos. Uma psicóloga que falou sobre a forma como o tema deve ser tratado pelos jornalistas.
Mariana Nogueira
24 JANEIRO 2024
Entre decisões editoriais e coordenação eficiente, a experiência em jornalismo económico é uma mais-valia na qualidade de líder. Em entrevista ao ciberjornal Autoavaliação, António José Gouveia, editor-executivo do Jornal de Notícias, fala sobre os detalhes dos bastidores da elaboração diária de uma edição de um jornal e como as suas experiências anteriores o ajudaram.
Daniela Costa
24 JANEIRO 2024
Numa entrevista exclusiva ao nosso ciberjornal, Sandra Soares, renomada jornalista e antiga editora da RTP, ressaltou as profundas dificuldades enfrentadas pelo jornalismo atual, apontando para uma crise enraizada de financiamento que compromete a qualidade e a relevância do trabalho jornalístico.
Martim Garcia
8 DEZEMBRO 2023
Os jornalistas têm um papel importante na aproximação das comunidades regionais, prevalecendo a importância de haver honestidade nas suas escolhas editoriais. O surgimento da Internet trouxe novos desafios com impacto direto nas escolhas editoriais, o que leva a questionar o futuro do jornal impresso. Rodrigo Leite de 45 anos e jornalista há 3 anos no Jornal Ilhavense, aborda a falta de valorização dos jornais em papel e a desvalorização da área cultural.
Soraia Ferreira
5 DEZEMBRO 2023
Luís Paulo Rodrigues, trabalha no Zero Zero há mais de 10 anos, é Diretor de informação da empresa, mas também jornalista. Considera que o maior desafio do jornalismo atualmente é o excesso de informação de veículos não credenciados. O jornalista fala ainda de como é trabalhar com milhões de dados e estatísticas e de como o público molda opiniões através dos mesmos.
Francisco Jesus
2 DEZEMBRO 2023
O jornalismo é essencial para a informação do mundo. Os profissionais no setor todos os dias procuram informações credíveis para o público. Mas será esta uma tarefa fácil, nomeadamente quando estes profissionais procuram entrar dentro de um hospital ou centro de saúde?
Ana Silva
25 NOVEMBRO 2023
Com o aparecimento dos blogues, redes sociais ou comunidades virtuais como o Twitter e Facebook, os jornalistas migraram para estes meios. Fase a esta transição, em que posição se encontram os profissionais da área? Devem agir de forma pessoal ou profissional? Qualquer cidadão pode assumir o papel de jornalista? Através de um estudo de Cátia Mateus, ex-aluna da UBI (Universidade da Beira Interior) o “Autoavaliação” procurou a resposta a esta incógnita que divide opiniões e tem sido tema de debate nos últimos anos.
António Santos
18 NOVEMBRO 2023
Margarida Lima, de 23 anos, com formação em jornalismo e comunicação, entrou recentemente no mundo do marketing digital, mas ainda sonha com a prática jornalística. Por enquanto, vai observando os desafios enfrentados no ambiente digital.
Daniel Silva
17 NOVEMBRO 2023
Numa área em que a paixão se cruza com a análise, a presença feminina no jornalismo desportivo revela-se uma realidade subestimada. Enquanto o mundo do desporto continua a seduzir audiências globais, a eminente escassez de mulheres jornalistas nesta esfera destaca-se como um ponto de reflexão importante. Este cenário lança um olhar sobre a questão de igualdade de oportunidades, perspetivas e narrativas no âmbito desportivo.
Gustavo Lourenço
12 NOVEMBRO 2023
Quais são os desafios e os triunfos de uma jovem jornalista? Será que alguma vez se pensa realmente no que o mundo do trabalho oferece? Luciana Soares, jornalista da SIC, licenciou-se em 2022 e conta ao Autoavaliação como enfrentou o início da sua carreira, a sua adaptação ao ambiente de trabalho e a busca por oportunidades naquele que diz ser “um mundo novo”.
Beatriz Viegas
12 NOVEMBRO 2023
Uma tragédia que não parece ter fim, tem abalado a comunidade radiofónica nas Filipinas, com a notícia da morte do locutor de rádio Juan Jumalon, também conhecido como DJ Johnny Walker. O crime ocorreu durante uma transmissão ao vivo no seu estúdio.
Carolina Vicente
12 NOVEMBRO 2023
Em Portugal, o futebol continua, sem dúvida, a dominar capas dos jornais desportivos e, por vezes, não desportivos, consolidando a sua posição como uma paixão e prioridade nacional. Desde o início da época 2023/2024, três dos principais órgãos de comunicação social do país - Record, A Bola e O Jogo – dedicaram perto de uns impressionantes 90% dos seus principais conteúdos a notícias relacionadas com o futebol.
Daniel de Oliveira
12 NOVEMBRO 2023
Silvino Cardoso, com mais de 40 anos no jornalismo desportivo, é ainda aos 70 anos de idade, jornalista no Diário de Viseu. Encarregue de cobrir todo o desporto viseense na redação, confessa estar no ativo por amor ao que faz, mas aponta as dificuldades de ser jornalista desportivo. “O mínimo erro que vocês tiverem no jornalismo desportivo, estão lá para vos criticar.”
Rodrigo Caetano
11 NOVEMBRO 2023
António Arede, conceituado locutor, demonstrou preocupação acerca das condições para obtenção de ferramentas de trabalho das rádios regionais e revelou que a aquisição desse mesmo material nem sempre é acessível. Os trabalhadores do setor mostram-se satisfeitos, porém, as dificuldades enfrentadas impactam diretamente o seu trabalho.
Inês Brás
11 NOVEMBRO 2023
O combate à desinformação é um dos desafios do jornalismo em Portugal. A desinformação combate-se com a verificação dos factos e há já diversas iniciativas.
Carla Ferreira
11 NOVEMBRO 2023
Apesar de o jornalismo ter um papel fulcral e ser essencial na sociedade, o setor vive dificuldades. Estudantes de comunicação social optam por desconsiderar o jornalismo devido aos baixos salários e fogem a essa saída profissional. Na Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV), alunos e professores mostram o desânimo relativamente ao jornalismo de imprensa em Portugal e no Mundo.
Mafalda Oliveira
11 NOVEMBRO 2023
Explicador
É frequente associar as fake news à nova era em que proliferam os meios de comunicação e se estreitam as relações entre os comunicadores por via das redes que também são sociais. O Autoavaliação apresenta-lhe a origem deste fenómeno de massas e o momento de viragem na consciencialização dos seus atores.
João Pedro Micaela
11 NOVEMBRO 2023
bottom of page